3 itens que todo ciclista precisa

Pedalar pela cidade é um sentimento de liberdade engrandecedor. A bike vem sendo usada cada vez mais como um meio de transporte, e não só para passeio e competições. Mas independente da forma que você a usa, existem 3 itens que todo ciclista precisa usar para dar o seu rolê de forma segura.

Equipamentos de segurança e acessórios são indispensáveis para você fazer seu trajeto de forma prática e confiável. É importante termos a consciência de que, no trânsito, a atenção deve ser dobrada. Devemos agir com prudência para nós e para os outros.

Por isso confira agora 3 itens que todo ciclista precisa levar consigo na hora de pedalar.

Capacete

Os capacetes bike devem ser usados independente da finalidade que você terá com a sua magrela, pois o risco existe independente das circunstâncias. Pode ser um passeio no parque ou um down rio nas montanhas, o capacete é primordial. Ponha isso na cabeça!

Infelizmente, os números de acidente no trânsito, envolvendo bicicletas, vem aumentando do último ano pra cá. Por isso devemos nos precaver e não dar sorte para o azar.

Luzes de sinalização

Quem costuma andar a noite nem sempre se lembra de usar iluminação, muitas vezes nem à vê como item de segurança. Todo ciclista que pedala à noite não pode ficar sem luzes de sinalização e refletivos, para facilitar a percepção dos motoristas nas vias públicas. Nesse caso, é muito melhor prevenir do que remediar. 

Quem é ciclista e também dirige, sabe muito bem que dirigir a noite pode nos pregar certas pegadinhas, como algum obstáculo que só vemos quando estamos praticamente em cima dele. Quem dirige não pode correr esse risco se tratando de um ciclista.

Mesmo que a lei obriga os fabricantes de bicicleta a usarem refletivos em sua estrutura, eles não são os suficientes para manter a sua segurança. Providencie luzes vermelhas piscantes para sinalizar quem estiver vindo atrás de você, pois a luz que pisca chama muito mais a atenção do motorista. E use uma luz branca para servir de farol para você guiar melhor a sua bike.

Kit remendo

Já se imaginou pegando um caminho de mais de 30 km de extensão e o seu pneu fura no meio do caminho? Isso sim é uma cilada das grandes. 

Para evitar esse tipo de situação, leve sempre consigo o kit remendo, uma câmara de ar extra e uma bomba de ar, agindo de forma precavida mais uma vez. Esse kit remendo também vêm  cola, remendo, lixa e espátula para tirar e colocar a câmara de ar.

Esse kit não ocupa muito espaço e pode ser levado em uma mochila ou bolsa de selim, caso tenha. Isso vai garantir que você faça o reparo de pequenos cortes, podendo dar continuidade ao seu passeio.

Um ciclista esperto não abre mão de nenhum desses itens, pois sabe que precisa evitar todo e qualquer tipo de perrengue enquanto pedala. Além de ficar atento a esses detalhes, busque pensar em tudo que você pode levar consigo para garantir um passeio seguro e tranquilo, como cadeados para prender a bike e água para se hidratar.

Faça também a manutenção da sua bike com periodicidade, lubrificando as correntes, calibrando os pneus e verificando os freios. Todos esses detalhes devem ser pensados antes de sair de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *