3 programas que podem te ajudar a realizar seu sonho de fazer faculdade

A qualificação profissional é o segredo para se colocar no mercado de trabalho com sucesso. Mas a verdade é que o ensino superior não estar ao alcance de todos. Muitas instituições de ensino cobram valores de mensalidades que a maioria das pessoas de baixa renda não tem condições de pagar.

Mas graças a alguns programas criados anos atrás, essa realidade vem mudando para muitos estudantes de baixa renda.

São programas que ajudam os estudantes classificados como ‘baixa renda’ a ingressarem em alguma universidade particular pagando metade do valor da mensalidade por meio da bolsa de estudo parcial, ou sem pagar nada por meio da bolsa de estudo integral.

Veja agora como você pode ingressar também em algum desses programas. Saiba como funciona e como fazer a inscrição em cada um deles.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo brasileiro que foi iniciado no ano de 2004, pelo Ministério da Educação do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse programa concede ajuda total por meio de bolsa de estudos integrais, para estudantes que comprovam renda familiar de um salário mínimo e meio por cada pessoa, para faculdades ou universidades privadas do país.

Já os estudantes que comprovam renda familiar de até três salários mínimos por cada pessoa, podem ter um desconte de até cinquenta por cento no valor da mensalidade.

Só podem participar desse programa, os alunos que estudaram em escolas públicas ou que tenha terminado o ensino médio em alguma instituição particular pagando o valor integral da mensalidade.

Além disso, precisa ter feito a prova do Enem mais recente e ter alcançado 450 pontos na prova e não ter zerado a prova de redação. As inscrições são feitas através do site do programa.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é outro programa de ensino que ajudam aquelas pessoas que não tem condições de pagar o valor completo da mensalidade de uma faculdade. Esse programa oferece até 70% de desconto nos valores da mensalidade para cursos de graduação e pós-graduação.

O programa conta com a parceria de mais de vinte e cinco mil instituições de ensino em todo o Brasil, e oferece mais de setecentas bolsas de estudos para aqueles que comprovam que não possui uma situação financeira para pagar o valor integral de uma mensalidade em uma dessas instituições particulares de ensino superior.

Para participar o estudante precisa provar que não tem condições de arcar com o pagamento integral da bolsa e não ter nenhum vínculo com a instituição que deseja cursar, à exceção daqueles que pretendem fazer pós-graduação. As inscrições também são feitas no site oficial do programa.

Quero Bolsa

Esse é outro programa que tem ajudado muitos a realizar o sonho de fazer faculdade. O programa Quero Bolsa oferece bolsas de estudos que podem dar até 75% de desconto no valor da mensalidade.

O destaque para esse programa é que o estudante não precisar provar que tem renda mínima ou que ter realizado a prova do Enem para poder participar do processo seletivo.

Para participar o aluno precisa acessar o site do programa, digitar o local, a faculdade e o valor estimado que pode pagar. Depois escolher uma das opções que serão apresentadas. O processo de inscrição é muito fácil e pode ser feito a qualquer momento do ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *