Aproveitando o buzz da “Absoluta” Stefhany na internet, uma empresa misteriosa investiu em uma criativa campanha de marketing viral. Através do site teaser – www.stefhanytrocoudecarro.com.br – o visitante pode participar dando palpite sobre a seguinte pergunta “de que grande empresa ela é garota propaganda?” A campanha foi esperta, mas falhou em alguns passos.
Stefhany é exemplar da importância do video online gerado pelo usuário “comum”. Antes da fama, a “Absoluta” tentou fazer carreira no mundo da música, mas foi dispensada pelo cantor Tonivan dos Teclados, com quem fazia dupla. Depois disso, ela deu a volta por cima e resolveu investir na carreira solo, gravando vídeo clipes caseiros no Youtube.
O resto da história muitos já conhecem! Stefhany fez uma versão Forró/Brega/POP de “A Thousand Miles”, da cantora Vanessa Carlton, e alcançou um enorme sucesso na internet, com centenas de milhares de exibições. Muitos se perguntaram os vídeo era uma campanha viral do Crossfox, devido o refrão “No meu CrossFox / Eu vou sair / Vou dançar / Me divertir”. Acesse o clipe aqui.
O sucesso foi “Absoluto”! Meses depois, a cantora foi convidada para participar do programa Caldeirão do Hulk. Durante o programa, um representante da Volkswagen presenteou Sthefany com um veículo Crossfox amarelo, aproveitando o “sucesso” em torno da moça. Atualmente o video da musica “Eu Sou Stefhany” já foi exibido quase 2 milhões de vezes e oscila entre primeiro e segundo resultado no Google para a busca “Crossfox”.
Stefhany trocou de carro – o site
O prêmio para quem responder à pergunta não é um prêmio qualquer. Os sortudos ganharão nada menos que fotos autografadas pela cantora! As reações abaixo foram planejadas pela campanha:

Ganhar uma foto autografada de Stefhany como prêmio é uma coisa tão prosaica para algumas pessoas que elas não conseguem evitar de comentar isso no Twitter, divulgando indiretamente a ação.
Além do Twitter, no qual o perfil @stefhany_trocou interage com os participantes e tenta emplacar a hashtag #Stefhanytrocoudecarro, o site também dá destaque a links para Flickr, Orkut e Facebook. No Flickr, são três fotos que servem apenas para marcar o lugar. No Orkut, o mesmo. A comunidade criada em 10 de julho e com atualmente 42 participantes não possui nenhum tópico no fórum – um mecanismo possível para gerar engajamento e contato repetido. No Facebook, rede social que possui o mecanismo de Página para campanhas, empresas e marcas, foi criado um perfil pessoal, mas com o nome da campanha.
Estas são algumas das falhas do gerenciamento das mídias sociais da campanha, que prometia. O aproveitamento da oportunidade em si, o vídeo e o site são bons. Mas não basta criar perfis nas mídias sociais e achar que todos os visitantes vão criar conteúdo. Também é preciso fomentar a atividade nestes espaços e de acordo com a especificidad de cada um deles.
A Rede Smart e a rede esperta?
A campanha foi pensada em quase todos os detalhes. Quase, se não fosse por um descuido nas Tags do Twitpic. Ao acessar o endereço – http://twitpic.com/agwmi – é possível ver as seguintes palavras-chave: “Rede Smart Aniversario Teaser”, como mostrou o @rafael_ziggy:
Este não foi o único usuário a descobrir “falhas” na campanha, como a twitteira @beta_mello em http://twitpic.com/ai2dk. A Rede Smart, se é que é realmente quem está por trás da campanha, tenta dar um passo em seu posicionamento de “Grande Empresa”. Afinal, depois de todo o buchicho, quando a segunda fase for ativada, o conteúdo vai “revelar” a marca da Rede Smart como a tal grande empresa.
Com o boom das mídias sociais, as agências estão acordando para o mundo digital. Hoje, não basta atingir o público para obter sucesso em uma campanha, é preciso, também, cativá-lo. Dentro dessa perspectiva, entender quais são os os anseios e hábitos do consumidor se torna um ponto-chave para qualquer ação.
Oportunidades como esta, o recém-estrelato de uma cantora através das mídias sociais, foi aproveitada pela Volkswagen e agora – ao que parece – pela Rede Smart. Porém, patrocinar uma personalidade web não basta, é preciso entender a comunicação digital.
por Marcel Ayres e Tarcízio Silva
Aproveitando o buzz da “Absoluta” na internet, uma empresa de automóveis investiu em uma criativa campanha de marketing viral. Através do site – www.stefhanytrocoudecarro.com.br – o visitante pode participar dando palpite sobre a seguinte pergunta “de que grande empresa ela é garota propaganda?”.
Vale destacar nessa campanha o uso integrado de mídias sociais como Flickr, Orkut, Twitter e Facebbok para potencializar a divulgação da campanha, além de estabelecer um vínculo com o público-alvo.
Vídeo (colocar)
Descrever o site e as ferramentas (Tarcízio)
Mídias Sociais e Marketing Viral.
Posicionar-se na internet com eficiência requer um pensamento estratégico. (falar de posicionamento, destacando possíveis motivos para o sucesso de Stefhany)
Com o boom das mídias sociais, as agências estão acordando para o mundo digital. Hoje, não basta atingir o público para obter sucesso em uma campanha, é preciso, também, cativá-lo. Dentro dessa perspectiva, entender quais são os os anseios e hábitos do consumidor se torna um ponto-chave para qualquer ação. (falar sobre como a internet assumiu um papel crucial em boa parte das campanhas da atualidade)
Hoje, as mídias sociais fazem, como nunca, parte do dia-a-dia das pessoas.
Apresentar Dados
+Posts
- « Políticos apostam suas fichas nas mídias sociais
- » Publicidade em Redes Sociais – Slideshare PaperCliQ
Comentários ( 3 )
[...] Será? Quem pensou que foi por um CrossFox se enganou. [...]
Xiscando.com | Dando publicidade à propaganda » Stefhany trocou de carro? comentou em jul 16 09 às 1:24A marca é Volkswagen. O “novo” carro é o (Cross)Fox 2010 que será lançado neste semestre.
Errata: A Marca é Rede Smart de Supermercados que provavelmente lançará uma promoção sorteando o carro vermelho que aparece no vídeo, um Chevrolet Celta.









