Como descobrir a faculdade ideal para você

O momento de escolher uma faculdade, pode ser um pouco complicado para muitos jovens, pois é nessa hora que precisam de escolher uma profissão para seguir para o resto da sua vida e isso não é tarefa fácil aos 17, 18 anos.

Mas existem maneiras de deixar o processo mais simples e conseguir encontrar a sua vocação, mesmo que no futuro você mude de ideia e troque de profissão.

Hoje vamos ajudar com dicas de como descobrir a faculdade ideal para você, continue lendo e confira!

 

Sites de profissões

Existem diversos sites que dão dicas de carreira, como funciona aquela profissão, salários e outras informações que podem ser importantes para a sua decisão. O guia do estudante é um dos mais famosos, mas muitos outros são tão completos quanto ele. Até mesmo no site do programa educa mais Brasil você consegue diversas informações sobre as profissões e ainda pode garantir uma bolsa de estudos caso o curso escolhido esteja entre os contemplados pelo programa.

Estes sites conseguem ajudar o estudante a ter o máximo de informação sobre diferentes cursos e faculdades, o que ajuda na hora de fazer uma escolha, já que é possível comparar todos os prós e contras de cada uma delas.

 

Teste educacional

Os testes educacionais são aplicados por especialistas que vão analisar o seu perfil e orientar sobre a profissão que possa ter mais relação com você. Porém, eles não são uma sentença do que você deve ou não fazer, apenas ajudam a relacionar o seu perfil, estilo com uma faculdade que você conseguirá se adaptar bem.

Para fazer esse tipo de teste você pode procurar pessoalmente por um local onde ele é aplicado, ou até mesmo fazer um online com resposta instantânea. Mas mesmo fazendo online é aconselhável procurar um profissional depois para conversar sobre o resultado e entendê-lo melhor.

 

Faça uma experiência

Antes de você entrar de verdade na faculdade, você pode fazer um teste para saber como é a faculdade que você deseja fazer. Em muitas instituições existem feiras de cursos, mas também existe a possibilidade de você passar um dia na faculdade e vendo como são as aulas e conversando com quem já está no curso.

E dependendo da profissão escolhida você pode ainda passar um dia vivendo essa carreira, converse com um profissional da área e então peça uma espécie de estágio para vivenciar como seria se você tivesse essa profissão.

Essa é uma das formas de você conseguir ver na prática se é realmente isso que você deseja para a sua vida.

 

Como conseguir bolsas de estudo

Depois de decidir a faculdade ideal para você, é chegada a hora de saber sobre as mensalidades e custos, caso você não consiga uma vaga em uma universidade pública. Mas se você não tem condições de pagar as mensalidades pode optar por uma bolsa de estudos.

Existem algumas opções como as ofertadas pelo educa mais e programas do governo federal como Prouni e Fies.

Você deve acessar diretamente os sites desses programas para ter informações sobre candidatura e vagas disponíveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *