Como economizar mais luz em seu estabelecimento

Os custos com energia elétrica geralmente pesam no bolso de qualquer comerciante ou empresário. Esse gasto pode ser ainda mais considerável se o negócio estiver apenas no início.

No entanto, há alguns meios que podem ser adotados para diminuir os custos com energia. Investir em novos equipamentos que tenham a garantia de um nível baixo de consumo podem ajudar na economia. No entanto, existe um meio em que os donos de estabelecimentos podem investir para garantir uma grande economia, a conscientização dos funcionários.

Quando todos ficam engajados em reduzir os custos com energia elétrica, todo o esforço e empenho são vistos na conta de luz. Veja algumas dicas de como economizar mais luz no seu estabelecimento!

Desligue o monitor do computador

Todas as vezes que ninguém estiver usando o computador no estabelecimento, procure deixar o monitor desligado. Somente ele responde por setenta por cento da energia gasta nesse aparelho.

Uma boa dica é configurá-lo para desligar de forma automática depois de algum tempo sem uso. E se você ainda possui algum monitor de tubo, faça a substituição rapidamente. E sempre que o estabelecimento ficar fechado, procure desligar completamente todos os equipamentos.

Só abra a geladeira quando necessário

Se o seu estabelecimento possui geladeira ou freezer, evite abri-lo a todo instante, pois isso contribui para o aumento no consumo de energia, devido à troca de temperatura. É importante também se certificar de que as borrachas de vedação estejam em perfeito estado, vedando corretamente.

Além disso, você precisa verificar se a parte de trás da geladeira estar recebendo ventilação de modo adequado. E caso sua geladeira seja antiga, procure fazer a mudança por uma mais nova urgentemente, pois as atuais são mais econômicas.

Escolha bem o ar condicionado

Sempre que for instalar aparelhos de ar condicionados procure aqueles que têm o selo Procel  (Programa de Conservação de Energia Elétrica). Esses equipamentos consomem pouca energia como, por exemplo, o ar condicionado LG.

Além do mais, é muito importante que a manutenção desse aparelho seja realizada no período correto, evitando sobrecarregá-lo e com isso, aumentar o consumo de energia na conta de luz.

Outra dica é ligá-lo somente uma hora depois do início das atividades e desligá-lo uma hora antes do encerramento do expediente. Essa prática vai ajudar na economia de quarenta horas de uso no mês. E se possível, aproveitar qualquer oportunidade de ventilação natural que o ambiente ofereça.

Faça a substituição por lâmpadas em LED

As lâmpadas incandescentes geram um gasto muito grande de energia. Por isso, se o seu estabelecimento ainda possuir essas lâmpadas, substitua o quanto antes pelas lâmpadas de LED.

Essas lâmpadas são bem econômicas e tem uma vida útil de quarenta mil horas. Mas caso você não possa realizar essa troca de imediato, escolha fazer a troca por lâmpadas fluorescentes, que costumam ser mais acessíveis do que as de LED e também ajuda na economia de energia do seu estabelecimento.

Pinte o ambiente com cor clara

Pintar o ambiente interno de seu estabelecimento com cores claras vai ajudar na redução da conta de luz, uma vez que essas cores deixam o ambiente mais luminosidade.

Utilize equipamentos de baixo nível energético

Sempre que for comprar algum equipamento elétrico para seu estabelecimento, tenha a certeza que ele possui baixo nível de energia. Isto é, que são bem econômicos em termos de eletricidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *