Como fazer uma boa introdução em um texto publicitário?

Ouvimos muita conversa sobre a importância das manchetes, mas muito menos é dito sobre o valor de uma ótima introdução.

Claro, você precisa de uma manchete tentadora para chamar a atenção do seu leitor, mas sem uma introdução forte e convincente, o melhor título já escrito não salvará você.

Nesta postagem, vamos dar uma olhada em cinco das muitas maneiras diferentes de abrir uma postagem de blog, artigo, entrevista, white paper – praticamente tudo com palavras.

Esta não é de forma alguma uma lista abrangente ou definitiva; existem quase tantas maneiras de introduzir sua escrita quanto há maneiras de escrever. Existem, no entanto, algumas técnicas gerais que se prestam bem à cópia de marketing que podem ser extraordinariamente eficazes.

Introdução 1: as citações

Se você realmente quer ouvir sobre isso, a primeira coisa que você provavelmente vai querer saber é onde eu nasci, e como foi minha péssima infância, e como meus pais estavam ocupados antes de mim, e todo esse tipo de David Copperfield. de porcaria, mas eu não sinto vontade de entrar nisso, se você quer saber a verdade.

(J.D. Salinger em seu romance Catcher in the Rye)

As citações introdutórias são preguiçosas, mas altamente eficazes, de chamar a atenção do leitor sem fazer nenhum trabalho real – especialmente quando a citação em questão tem um tom negativo ou memorável.

Por que este tipo de introdução é tão eficaz?

Antes de entendermos por que essa técnica é tão eficaz, vale a pena mencionar que a abertura com uma citação só funciona bem se a cotação em si for interessante. Não faz sentido usar uma citação como sua introdução, se é algo chato ou previsível.

Além da citação propriamente dita, que idealmente deveria ser tão atraente quanto possível, o fato de aspas serem usadas indica – obviamente – que um indivíduo específico disse essas palavras.

Pode não parecer, mas isso pode ser muito atraente para o leitor, encorajando-os a ler para ver quem disse isso. Isto é especialmente verdadeiro se a citação é controversa ou contrária.

Introdução # 2: a estatística ou curiosidade

Você sabia que o primeiro filme americano a mostrar um vaso sanitário sendo exibido na tela foi em Psicose, o clássico de terror psicológico de Alfred Hitchcock?

Todo mundo adora curiosidades e, mesmo que você seja um fã hardcore de Hitchcock, talvez você não tenha conhecido o fato divertido acima.

Essa técnica é outra maneira extremamente eficaz de atrair a atenção do leitor desde o início. É também uma das introduções mais usadas em muitos textos de marketing. Isso faz sentido; ele estabelece o tema geral da peça de uma forma divertida e oferece ao leitor algo rápido e memorável.

No entanto, a verdadeira razão de usar fatos ou estatísticas como uma introdução funciona é porque ela aperta nossos botões emocionais.

Por que este tipo de introdução é tão eficaz?

Quando se trata de conteúdo, seja um post de blog de 500 palavras ou um recurso jornalístico de formato longo de 4.000 palavras, alguns gatilhos emocionais são mais eficazes do que outros. As pessoas tendem a se lembrar de coisas incomuns muito mais efetivamente do que as esperadas .

Essa é uma extensão dos nossos instintos naturais de sobrevivência; nossos cérebros estão preparados para perceber coisas estranhas ou incomuns como potenciais ameaças, tornando-as muito mais memoráveis, já que qualquer coisa estranha na qual estamos obcecados pode nos matar.

Apenas lançar uma estatística sobre quantos usuários ativos diários o Facebook tem, por exemplo, não terá o mesmo efeito. Assim como você deve pensar cuidadosamente sobre as citações que usa em suas apresentações, escolha suas estatísticas com o mesmo cuidado.

Introdução # 3: a narrativa clássica

Em maio de 1940, com a guerra em toda a Europa, um esquadrão de soldados pertencentes ao famoso Regimento de Manchester invadiu a vila de l’Epinette, no norte da França.

Ambas as forças alemãs e aliadas procuraram capturar a aldeia estrategicamente localizada, e o regimento de Manchester ficou sob fogo pesado dos soldados nazistas. O esquadrão acabou conseguindo derrubar os nazistas com a supressão do fogo, e quando os soldados alemães se esconderam atrás do muro baixo de uma casa de fazenda, um dos alemães gritou.

Seu comandante olhou para o soldado moribundo, acreditando que ele fosse baleado, apenas para ver uma longa flecha emplumada projetando-se do peito do homem. O soldado nazista havia sido morto pelo improvável mas fantasticamente chamado John Malcolm Thorpe Fleming Churchill, também conhecido como “Mad Captain Jack” Churchill, o único soldado conhecido por ter carregado um arco – e uma autêntica espada claymore – para a batalha durante a Segunda Guerra Mundial.

Churchill apreciava profundamente sua herança escocesa e, quando lhe perguntaram por que ele levava uma arma tão grande e antiquada para a batalha, Churchill respondeu respeitosamente que, em sua opinião, “qualquer oficial que entra em ação sem sua espada está indevidamente vestido”.

Usei esse conto como um exemplo de como empregar uma narrativa clássica em suas apresentações pode ser extraordinariamente poderosa.

Por que este tipo de introdução é tão eficaz?

Em termos simples, as histórias tradicionais funcionam tão bem quanto as apresentações, porque, como seres humanos, somos programados para responder às histórias.

Longe de ser mero entretenimento, as histórias serviram à humanidade por milênios como contos preventivos e um meio de sobrevivência, e até hoje, com toda nossa tecnologia e conhecimento, uma boa história contada bem ainda é uma das formas mais emocionantes de entretenimento que conhecemos.

Introdução 4: a questão

Se você precisasse, você preferiria lutar contra um único pato do tamanho de um cavalo ou com 100 cavalos do tamanho de um pato?

Fazer perguntas pode ser uma técnica poderosamente eficaz em apresentações. Ele representa um cenário hipotético para o leitor e os convida a imaginar sua resposta e relacionar sua própria experiência vivida ao material que se segue.

Desde o início de sua peça, você está engajando o leitor pedindo que ele aplique seu próprio julgamento ou opinião ao assunto em questão – em nosso exemplo, combate preferencial com um pato improvável ou um pequeno exército de cavalos improváveis.

Por que este tipo de introdução é tão eficaz?

Posicionar perguntas a seus leitores em sua apresentação é uma técnica eficaz, precisamente porque você está convidando seu leitor a pensar em um cenário altamente específico.

Essa técnica é semelhante ao uso de estatísticas ou fatos em introduções; Ao fazer perguntas ao seu público, você está oferecendo uma situação potencialmente memorável e convidando-o a considerar sua perspectiva sobre o assunto.

Por exemplo, eu pessoalmente preferiria lutar com 100 cavalos do tamanho de um pato do que com um único pato ameaçador do tamanho de um cavalo.

No entanto, esta técnica não é sem suas armadilhas. Em primeiro lugar, este método foi completamente explorado por milhares de editores como uma maneira preguiçosa de induzir as pessoas a clicar de um título baseado em perguntas para um artigo inevitavelmente decepcionante.

Quer a questão seja colocada no título ou na introdução, muitas pessoas estão compreensivelmente cansadas e desconfiadas de questões no conteúdo.

Introdução # 5: definindo a cena

Em 2017, a economia mundial entrou em colapso. Alimentos, recursos naturais e petróleo são escassos. Um estado policial, dividido em zonas paramilitares, governa com mão de ferro.

Embora esta introdução possa descrever apropriadamente nosso atual pesadelo geopolítico, é na verdade o texto introdutório da adaptação cinematográfica de Paul Michael Glaser do conto perturbadoramente contencioso de Stephen King de 1987, The Running Man (que King escreveu sob seu pseudônimo Richard Bachman).

Essa técnica é conhecida como configuração da cena e pode ser uma maneira altamente eficaz de atrair o leitor para a sua peça.

Por que este tipo de introdução é tão eficaz?

Esta técnica introdutória é semelhante ao exemplo narrativo, em que o escritor define o cenário para não apenas o que está acontecendo no início da peça, mas para o que o leitor pode esperar seguir.

Esse método pode ser incrivelmente poderoso quando se trata de tópicos emergentes ou assuntos com fortes elementos de interesse jornalístico.

Editorialmente, esta técnica oferece muitos benefícios para o escritor. Ele permite que você escolha e estabeleça uma posição claramente definida sobre um problema e permite que você assuma rapidamente uma posição contrária em tópicos contenciosos.

Ele também permite que você manipule as emoções de seus leitores, resumindo e destacando os aspectos positivos ou negativos de uma história da maneira que você achar adequada, ou para apoiar os pontos que você deseja.

Uma introdução bem escrita que defina a cena pode ajudar seus leitores a entender rapidamente por que o que você está prestes a dizer é importante, além de fornecer uma sólida base nas informações básicas altamente diferenciadas essenciais para entender questões complexas e multifacetadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *