Como rastrear meu celular pelo IMEI

O IMEI é uma informação de grande importância nos dias atuais, em que podemos ter um celular roubado ou perdido.

Infelizmente ainda não é possível rastrear o celular pelo IMEI, mas com ele é possível bloquearmos o uso do aparelho e da linha. Além disso, para ter um seguro de celular, o IMEI é obrigatório para reportar o roubo e poder ser ressarcido.

Vamos falar da importância deste dado e como ele pode ajudar você a ter mais segurança com o seu aparelho.

O que é o IMEI?

Podemos dizer que o IMEI, por ser um código mundialmente usado, é o DNA do seu aparelho: um código absolutamente único, jamais encontraremos o mesmo IMEI em dois ou mais aparelhos.

A sigla significa International Mobile Equipment Identity ou, em tradução direta, Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

Você sabe identificar o IMEI no seu aparelho?

Esta etapa é fundamental para o uso do IMEI quando necessário.

Para celulares novos, muitos fabricantes informam o código em etiquetas na caixa do produto. Caso você não tenha mais a caixa e não tenha anotado o IMEI, é só digitar #06# e teclar em Ligar.

Você receberá uma mensagem de retorno informando o IMEI do seu aparelho. Recomendação: anote em um papel e guarde em local seguro. Assim você assegura que poderá usa-lo assim que for preciso – e este uso precisará ser rápido.

Celular usado? Pesquise o IMEI antes de comprar

Existe um banco de dados mundial onde ficam registrados os aparelhos que foram reportados como roubados ou perdidos, e portanto foram desabilitados para uso pelos donos.

Se você está comprando um celular usado e não é de fonte conhecida – um amigo que comprou ele novo e tem nota fiscal ou a caixa – o primeiro passo, antes da compra, é pesquisa se existir alguma restrição.

No site https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br/public-web/welcome é possível fazer esta pesquisa: se o IMEI consultado for não cadastrado na base, significa que não há registro algum para este aparelho. Por outro lado, se o aparelho for impedido, recuse a compra.

Como bloquear um IMEI?

Se você já esgotou as possibilidades de encontrar seu aparelho, o último recurso pode ser bloquear o IMEI dele e garantir que você possa usar a linha em outro aparelho.

Com esta medida, o celular deixa de ser reconhecido por todas as operadoras, no Brasil e no exterior. E os passos para fazer o bloqueio são simples:

01 – Registre um Boletim de Ocorrência em uma delegacia.

02 – Entre em contato com a operadora para informar a ocorrência. Com o BO ela fará o bloqueio.

Desta forma o seu aparelho ficará impossibilitado de ser usado em qualquer operação que exija um número válido de linha – ligações, Whatsapp, acesso a rede de dados da operadora, entre outros.

Bloqueio de IMEI não bloqueia a linha telefônica

Importante ressaltar que, quando bloqueamos o IMEI, estamos inutilizando para sempre o aparelho associado a ele.

A linha telefônica continua ativa e podendo ser usada em outro aparelho, basta ir a uma loja da operadora e solicitar outro cartão SIM para o número.

 

Ainda há muitos recursos a serem descobertos em seu celular, se quiser saber mais clique aqui e descubra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *