Conheça os modelos de propostas comerciais e para que eles servem

Conheça os modelos de propostas comerciais e para que eles servem (Foto: internet)

Conheça os modelos de propostas comerciais e para que eles servem

É bem verdade que existe modelo de proposta comercial para todos os gostos, no entanto, é importante entender quais são os tipos existentes e de que maneira os mesmos atingem seus clientes.

Desta maneira, iremos falar um pouco mais sobre o assunto, e entender para que servem as propostas comerciais e quão interessante elas podem ser para o empreendedor e para o próprio cliente que está interessado na prestação de serviços ou na compra de produtos.

Saiba para que servem as propostas comerciais

É preciso entender que a proposta comercial serve justamente para depois que o negócio for apresentado, desta forma a proposta deve ser importante justamente porque o cliente acaba tendo acesso completo ao que foi ofertado, aos preços cobrados, aos valores da empresa, entre outros.

Sendo assim, justamente pelo fato desse documento ser tão interessante para o cliente e a empresa, então deve ser bem pensado, sendo que todos os detalhes devem ser passados por essa proposta em questão.

Sendo assim, logo que a venda for fechada ou que o cliente demonstrar interesse pelo produto/serviço, então a proposta comercial deve ser apresentada, a mesma pode ser enviada pelos Correios ou como é muito comum atualmente: por e-mail.

Veja alguns exemplos de propostas comerciais abaixo:

01. Modelo Batemos qualquer proposta

Realmente, o maior objetivo desse modelo é o de fechar uma venda de forma mais direta, sendo que no primeiro momento em que esse documento de prestação de serviços é enviado, então a pessoa consegue saber claramente o que está sendo ofertado rapidamente, isso porque esse é um modelo bem simplista.

Nesse modelo de proposta comercial a empresa deve mostrar seu time e explicar o que cada pessoa faz, logo depois devem vir as informações de preços e valores, logo depois então o pedido para que o cliente entre em contato além da informação: batemos qualquer proposta.

Sendo assim, caso o cliente consiga apresentar uma outra proposta comercial, então a empresa acaba arcando com o compromisso de substituir esse valor e realizar os trabalhos de acordo com tal valor apresentado pelo cliente.

02. Modelo Open Data

Em relação a essa proposta, a mesma chama a atenção por possuir um design extremamente completo, sendo que esse conteúdo presente deve passar por todas as habilidades que a empresa em questão possui, sendo assim, a pessoa acaba entendendo exatamente o que a empresa faz e como ela cobra por isso.

O que é necessário para que a proposta seja perfeita?

Realmente os modelos citados anteriormente servem apenas para que possamos ter uma ideia do que a proposta deve ter, sendo assim, abaixo tudo que uma boa proposta comercial necessita:

Capa

Nessa parte é preciso impactar o cliente com uma imagem bonita e forte, além do título que deve chamar a atenção;

Carta de apresentação

Aqui a empresa deve agradecer a oportunidade que o cliente concedeu e informar o que virá depois;

Apresentando as soluções

Certamente o cliente tem um problema, aqui você e sua empresa devem apresentar as soluções prestadas;

Depoimentos

Essa parte é opcional, aqui a empresa deve falar mais sobre outros clientes e os seus depoimentos;

Cronograma

Aqui os detalhes de datas e cronogramas devem ser repassadas;

Por que nós e investimento?

Aqui a empresa deve detalhar por que deve escolher essa empresa e deve fazer com que o cliente saiba exatamente quais investimentos devem ser realizados;

Dados de contato

Esses vem ao final, sendo que todas essas informações devem ser repassadas ao cliente para que o mesmo saiba exatamente como e quando entrar em contato com a empresa;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *