De quanto em quanto tempo é preciso trocar o pneu da moto?

Ter uma moto é a garantia de total liberdade de movimentos, muito mais até mesmo do que as pessoas que possuem carro.

Podemos nos deslocar pelas vias com mais rapidez, encontramos vagas com mais facilidade e, claro, o investimento, o consumo de combustível e a manutenção são menores, na grande maioria dos casos.

Porém, tantas vantagens não nos isentam de ter cuidados com a moto, e são vários, principalmente por ser um veículo onde seus componentes estão mais expostos a choques e acidentes, a segurança do piloto e do acompanhante é menor e o nível de furto e roubo de motos é alto, principalmente nas grandes cidades.

Pneus, um item de grande importância em uma moto

Se os pneus já exercem um papel fundamental na estabilidade, no desempenho e na segurança de carros, podemos imaginar nas motos. Toda a estrutura e o motorista se apoiam em duas rodas.

Portanto, é fundamental cuidarmos dos pneus da melhor forma possível, para que eles não sejam o motivo de problemas técnicos e acidentes.

Saiba de quanto em quanto tempo é preciso trocar o pneu da moto.

Características dos pneus de moto que precisamos conhecer

Os pneus de motos não são mais simples de cuidar que os pneus de carros. Esta é uma ideia errada que vem do fato de um carro ter 5 pneus – apesar dos pneus de moto suportarem mais peso proporcionalmente.

Os cuidados são grandes, e até maiores se considerarmos que acima deles tem uma ou duas pessoas sem proteção alguma de lataria e expostas a choques imediatos em uma probabilidade maior.

Diga adeus ao rodízio

Se você praticou rodízio de pneus em seu carro – e muitos questionam as vantagens – no caso das motos isso é impossível.

Existem diferenças de diâmetro, largura e capacidade de carga entre o pneu dianteiro e o traseiro. A velocidade empregada entre eles também é diferente. Os pneus traseiros sofrem um desgaste mais acelerado por conta do peso que é maior na parte da trás da moto e da tração.

Pneu novo exige cuidado

Pode parecer estranho para quem acha que o novo é mais seguro. Mas na verdade os pneus de moto, para serem conservados em estoque, recebem uma resina à base de vaselina que só vai sair dele quando começa a rodar.

Portanto, redobre a atenção quando colocar um pneu novo, principalmente com altas velocidades em curvas e freadas bruscas.

Como saber a hora de trocar o pneu da moto?

Identificar o momento certo da troca dos pneus de uma moto é crucial para o desempenho e a segurança. Não devemos deixar passar muito o tempo de troca, afinal o desgaste continua acontecendo.

Alguns sinais ajudam a definir que é hora de trocar:

Desgastes nos sulcos

Verifique se as linhas de borracha localizadas entre os sulcos – os desenhos nos pneus – foram alcançadas pelo desgaste. Se sim, hora imediata de troca.

Desgastes nas laterais

Aqui o processo é igual aos carros: quando a marca TWI – ou um triângulo – for alcançada pelo desgaste nas laterais, é a hora da troca. Estas marcas são obrigatórias na fabricação de todo pneu automotivo.

Rachaduras e bolhas

Momento crítico de troca!

Pesquise um profissional com cuidado

Além de usar pneus de boa qualidade e fazer a manutenção corretamente, é fundamental fazer o serviço de troca em uma oficina especializada e que tenha boas referências.

Afinal, o pneu é uma das partes mais importantes para uma moto, tome cuidado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *