Entenda porque a Caixa Econômica é o banco mais utilizado

A Caixa Econômica, além de um patrimônio público de extrema importância para o povo brasileiro, é um prestador de alguns dos mais importantes serviços.

Tem cerca de 20 milhões de clientes em mais de 2 mil agências presentes em praticamente todos os municípios brasileiros e com isso é o segundo maior banco do país.

Além de exercer todas as atividades de um banco comercial, a Caixa cumpre um papel fundamental nas políticas públicas na relação do Estado com o cidadão. A partir deste perfil social, podemos entender porque a Caixa Econômica é o banco mais utilizado no país.

Vantagens da Caixa como banco comercial

A Caixa possui algumas vantagens importantes no dia a dia dos seus correntistas, como um banco comercial.

Juros mais baixos

A expressão mais correta seria juros menos altos, já que temos uma das mais altas taxas do mundo. Mas a Caixa, pelo seu volume de transações, o papel social e a solidez do governo federal dando suporte, consegue praticar taxas melhores em financiamentos, empréstimos e juros de saldo devedor.

Credibilidade

O atual sistema bancário brasileiro concentra poucos bancos comerciais e todos gozam de uma boa reputação junto à população – em termos de risco de quebra ou de não cumprimento de compromissos.

A Caixa, por sua vez, possui ainda mais credibilidade, já que não dependem de condições ideais de mercado para existir; ele é necessário como agente de desenvolvimento, muito antes de ser um banco também comercial.

Rede de atendimento

A Caixa, junto com o Banco do Brasil, são os bancos com a maior presença em municípios brasileiros. E em todos eles, principalmente onde a Caixa não está com uma agência própria, ela usa a rede de casas lotéricas como agências para as principais transações.

E as desvantagens da Caixa?

Basicamente as desvantagens da Caixa estão em dois itens que impactam  muito na rotina dos brasileiros:

  • Burocracia: como banco estatal, ele sofre muito do excesso de controle em todas as operações, demorando muito mais nas aprovações de crédito e concessão de serviços;
  • Filas nas agências: a Caixa é o banco preferencial da maioria da população de baixo poder aquisitivo, que por sua vez não tem recursos de tecnologia para usar o banking. Praticamente tudo é resolvido nas agências, que não estão na capacidade de atendimento ideal.

O papel social da Caixa

Como falamos anteriormente, a Caixa cumpre um papel social que está à frente das atribuições de banco comercial.

E neste ponto estão as principais vantagens de abrir uma conta na Caixa Econômica:

  • Agilidade de acesso aos benefícios que são pagos pelo Governo através do banco;
  • Facilidade de trâmite para produtos como o Financiamento Imobiliário.

Financiamento Imobiliário

Talvez o produto mais importante gerido pela Caixa, sendo o maior agente habitacional do mercado em volume de unidades e de valores. Isso se deve principalmente às melhores condições de prazo e de juros do financiamento.

Por outro lado, seus processos são mais burocráticos – mas algo que compensa pela diferença de custo final.

Benefícios Sociais e Trabalhistas

A Caixa é o banco oficial de gestão e pagamento de alguns importantes benefícios:

  • Seguro-desemprego
  • PIS – cotas e rendimentos
  • FGTS – gestão e liberação nas situações previstas na lei

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *