Faça você mesmo: tatame EVA

Colocar a mão na massa e produzir seus próprios equipamentos é algo que está na moda atualmente, pois além da economia, também estimula a criatividade. Existem coisas que são simples e todo mundo consegue fazer, até os que têm poucas habilidades manuais.

E algo que você pode fazer na sua casa é um tatame EVA, seja para os seus filhos brincarem em segurança, ou até mesmo para se ter mais conforto durante treinos caseiros.

Quer aprender como fazer e como é muito fácil? Então continue lendo que vamos ensinar tudo a você.

 

O que é um tatame

Mas antes de mais nada, pode ser que você tenha dúvidas sobre o que é um tatame, e logo já pensa em lutas, mas a verdade é que um tatame é um conjunto de placas de borrachas no chão, que podem ser utilizadas tanto para crianças brincarem, quanto para aulas de pilates, alongamento e para lutas também.

É ótimo pois ele é desmontável e fácil de levar para outros locais, assim você pode mudar facilmente o lugar do tatame e até mesmo só montá-lo na hora de usar.

 

Passo a passo para fazer o Tatame de EVA

O tatame feito com EVA pode ser feito de diferentes maneiras, você pode comprar as placas prontas para serem montadas, ou pode comprar as folhas de EVA em metro e recortar no formato desejado para o tatame.

As placas permitem a facilidade de você apenas ter que encaixar umas às outras e ainda pode-se escolher cores diferentes e assim deixar o tatame personalizado. O que é uma ótima opção para crianças.

Na hora de comprar o EVA observe o tamanho da espessura dele, assim você saberá se ele é macio e seguro.

Você também precisa de medir bem o espaço e que seja plano, para que ele fique melhor encaixado nas placas. Coloque fita velcro nas extremidades para que elas fiquem mais firmes e seguras.

Depois você pode ir fazendo isso com todas placas até que fiquem juntas. No caso de você comprar folhas de EVA, é recomendado recortá-las em quadrados e ir juntando uma às outras.

 

Qual o tamanho do tatame

O tamanho pode variar muito da sua necessidade. Se você precisa para se alongar e fazer exercícios físicos, pode ser uma folha de um metro em média. Já para as crianças o tamanho ideal é de 1,2m para 1,8 metros, mas isso também varia do tamanho da criança. Pois se forem maiores é necessário um espaço maior para brincar.

 

Vantagens do tatame EVA

Mães que querem adotar o método montessori podem utilizar o tatame de EVA para deixar as crianças apenas naquele local e ensiná-las sobre o lugar de brincar e onde é a sua área, assim como diz o método.

Já para os adultos é possível utilizar o tatame de EVA para treinos de luta, e até mesmo para meditação, e a vantagem é que você pode fazer em sua casa. Assim pode se aprimorar e treinar, mesmo quando não estiver na academia.

 

Viu como é fácil fazer um Tatame EVA? Nos conte o que achou da ideia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *