Gosta de engenharia? Entenda mais sobre essa profissão fascinante

Todo aluno que é fascinado pela área de exatas e por cálculos, geralmente prestam vestibular para a área de engenharia. O que algumas pessoas não sabem é que existe um campo muito amplo para a área de engenharia, e alguns desses alunos desconhecem essa verdade.

Quem deseja ser engenheiro precisa levar em conta os diferentes tipos de engenharia que há hoje. Entre os diferentes tipos, estão algumas que pouquíssimas pessoas conhecem como a Engenharia Cartográfica, Engenharia de Controle e Automação e também Engenharia de Horticultura.

Se você gosta de engenharia e quer saber mais sobre essa profissão fascinante, continue lendo este artigo.

O que é engenharia?

Engenharia é o campo do conhecimento direcionado para a instrução da aplicação de técnicas científicas práticas, com a finalidade de usufruir os meios encontrados na natureza e modificá-lo para trazer algum proveito para a população.

Assim podemos dizer que a engenharia é a utilização de métodos científicos, sociais, práticos e econômicos com capacidade de possibilitar uma qualidade de vida melhor para as pessoas.

Nessa profissão se consegue e se emprega os conhecimentos da matemática. É um setor muito abrangente que inclui uma fartura de âmbitos mais qualificados, cada um com um destaque mais característico em estipuladas áreas de atuação e em estipuladas espécies de tecnologias.

Principais tipos de engenharia

Como dito antes, existem diversos tipos de engenharia entre as quais estão a Aeronáutica, de Alimentos, de Minas, de Petróleo e Gás, de Segurança do Trabalho, Elétrica, Florestal, Mecatrônica, Naval, Sanitária, Têxtil, Acústica, Agrícola, Biomédica, Agrimensura, Aquicultura, de Energia, de Materiais, de Pesca, de Produção, Física, Zootécnica, de Telecomunicações, Hídrica, Química, Mecânica, Ambiental e Metalúrgica.

Mas agora neste artigo vamos nos concentrar nos tipos mais conhecidos de engenharia.

Engenharia Industrial

É o setor responsável pelos meios necessários para a produção industrial. O engenheiro industrial trabalha em fábricas administrando a utilização de equipamentos como, por exemplos, os diversos tipos de talhas.

Ele também acompanha todo o processo de implantação e preservação de da infra-estrutura da indústria. Ele pode ser designado como gerente de instalações, gerente de operações e de muitas outras finalidades. Sua função é melhorar a produção por meio de projeto, instalações e preservações dos métodos integrados.  

Engenharia da Computação

Na área da engenharia da computação o engenheiro elabora e produz equipamentos de software e hardware. Ele também é encarregado pela geração de programas de PC e também de aplicativos.

Eles atuam nos seguintes campos: indústria automobilística, área de telecomunicações, na área da informática e da indústria farmacêutica.

Engenharia Civil

A engenharia civil é o setor que cuida das obras de construção em edifícios, casas, centros hospitalares, rodovias, pontes e muito mais. Qualquer espécie de edificação precisa da ação desse especialista.

É o engenheiro civil que vai que vai fazer o cálculo da resistência dos materiais usados, levando em consideração os elementos externos quanto a construção e outros aspectos. Em resumo, é o profissional qualificado para construir obras públicas e privada.

Engenharia Agronômica

A agronomia como é conhecida a engenharia agronômica, é a formação que concede uma base de conhecimento para melhorar a produtividade agrícola, ou seja, é a ciência e a execução de métodos mais modernos de operações fundamentais para recuperar o solo prejudicado pelo ser humano ou por causa dos efeitos do clima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *