Inchaço na barriga? Veja o que pode estar acontecendo com seu corpo

O inchaço na barriga é algo que incomoda muito, pois de forma geral causa um peso grande no abdômen, dores na região, até mesmo náuseas e vômito podem ocorrer, e tira a disposição e o ânimo da pessoa.

Normalmente, tudo que envolve nosso sistema gastrointestinal afeta a motivação e gera muita ansiedade quando acontece com alguma frequência. Pode durar por alguns minutos, devido a uma refeição pesada, ou permanecer por dias e ser indicativo de que algo não está funcionando bem.

O que o inchaço na barriga pode estar indicando?

O inchaço na barriga é um sintoma relativamente comum e de situações sem grandes complicações, como por exemplo:

  • Comer rápido demais, engolindo ar que vai se instalar no intestino, criando bolhas que geram o inchaço;
  • Comer fibras em excesso ou sem que haja a liberação dos gases que elas geram, e acabam depositados no abdômen;
  • A menstruação, quando há o acúmulo de líquidos na região abdominal, o que pode ser tratado com medicamentos prescritos pelo médico e não há efeitos colaterais significativos.

Porém, o inchaço também pode ser um indicador de outros problemas mais complexos e graves:

Síndrome do intestino irritável

É um conjunto de sintomas que acometem o intestino, mas ainda sem  causas definidas. Não é uma cura definida, pois não tem um comportamento típico de doença, se assemelha mais a um mal funcionamento sistêmico que precisa de várias mudanças de hábito para que o intestino volte a funcionar com mais qualidade.

Verminoses

São uma causa muito comum do inchaço na barriga, além de uma série de outros sintomas, como fraqueza, prisão de ventre ou diarreia, perda de apetite e emagrecimento.

Intolerância à lactose

É quando o seu organismo se torna incapaz de processar a ingestão de lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e nos laticínios. É preciso procurar um médico para que ele prescreve o tratamento, que vai apoiar muito em uma reeducação alimentar sem lactose.

Como você pode evitar o inchaço na barriga?

Exceto pelos casos onde o inchaço vem acompanhando de outros sistemas e indica uma doença mais específica – o médico deve ser procurado – algumas mudanças de hábitos simples e saudáveis de uma forma global podem aliviar e eliminar o inchaço.

É importante ressaltar que essas medidas devem ser tomadas em conjunto – cada uma isoladamente pode gerar o inchaço, mesmo que você siga as demais.

  • Evitar alimentos que geram gases: repolho, brócolis, couve-flor, ervilha, feijões, clara de ovo, refrigerantes, cerveja, doces e leite, entre os mais conhecidos.
  • Mastigue mais vezes e evite comer correndo ou conversando;
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Consuma mais verduras, frutas, cereais integrais e aveia – cuidado com o excesso para que não provoque o efeito inverso;
  • Pratique exercícios regularmente – caminhadas e corridas são os ideais;
  • Beba chás que ajudam a eliminar os líquidos retidos;
  • Use suplementos com produtos naturais que ajudam a regular o trânsito intestinal, como o Seca Barriga, também são uma ótima alternativa para complementar o tratamento.
  • Procure controlar a ansiedade e o estresse, que têm uma ação muito forte na atividade gastrointestinal, favorecendo a prisão de ventre e o acúmulo de gases.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *