Vantagens de ter um emprego público

Muitos brasileiros almejam conseguir um emprego em algum órgão público, seja municipal, estadual ou federal. Um dos motivos por essa busca crescente, são os benefícios bastante atrativos que a área pública promove aos empregados.

A carreira pública é muito valorizada aqui no nosso país, uma vez que é vista como método seguro de entrar e permanecer no mercado de trabalho. Além disso, os benéficos são bem maiores se forem comparados com as iniciativas privadas.

Sem falar que diante do cenário que vivemos, tanto jovens como pessoas mais velhas podem encontrar no emprego público uma oportunidade de se colocar no mercado de trabalho. Confira essas e outras vantagens de ter um emprego público.

Melhores salários

O salário é um dos motivos que tem atraído milhares de pessoas a concorrer em concursos públicos. O salário de um concursado, independente da função, escolaridade e da área é sempre melhor que aquele empregado da empresa privada.

Para se ter uma ideia, uma pessoa que possui o segundo grau completo pode concorrer a um cargo para ganhar dez mil reais, coisa que não acontece em empresas privadas.

Por isso, muitas pessoas estão se dedicando aos estudos, especialmente língua portuguesa para concurso, para conseguirem a tão almejada vaga.

Estabilidade

Hoje quem trabalha em empresa privada não possui estabilidade, já que a qualquer momento podem receber o aviso que foi demitido, independentemente do tempo e da razão.

Uma das vantagens de ter um emprego público é que você tem a estabilidade assegurada por lei. No emprego público, depois de três anos de trabalho, sua permanência é garantida na função.

No emprego público o empregado só pode receber o aviso de demissão, quando este comete um erro muito grave. Mas para que a demissão seja concretizada, é necessário passar por uma série de averiguações.

Benefícios e direitos

Todos os direitos que um trabalhador de empresa privada tem, o servidor público também têm. Mas, além destes, quem é concursado também tem direito a ganhar adicional por tempo de trabalho, que é uma porcentagem em cima da remuneração conforme a quantidade de anos trabalhados.

Além das gratificações, também tem direito a ter licença remunerada para fazer cursos de capacitação e a licença não remunerada por até dois anos. Também tem aquelas funções que dão plano de previdência complementar.

Evolução profissional

Outra vantagem de ter um emprego público é que você pode ser promovido de acordo com o tempo de serviço. Conforme os anos vão passando, vão ocorrendo processos de avaliação de habilidades e qualificação como requisito para promoção.

Não exige experiência anterior

Todo aquele que deseja fazer concurso público, não precisa ficar preocupado com o quesito ‘experiência profissional’. É do conhecimento de todos que determinadas funções é necessário ter um diploma de ensino superior, mas não experiência.

Diferente da iniciativa privada, que exige na maioria das vezes experiência profissional por no mínimo seis meses.

Melhor aposentadoria

A aposentadoria é outra questão que atrai várias pessoas para o emprego público. O servidor público desfruta do processo da aposentadoria, que muda conforme o setor federal, estadual ou municipal.

Normalmente, as aposentadorias de servidores públicos são melhores que as dos trabalhadores da iniciativa privada. Sem falar que recebem o valor integralmente, com direito a reajustes sempre que houver. Além disso, geralmente se aposentam mais rápido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *