Veja alguns aparelhos de academia que você pode ter em casa

Fazer exercícios em aparelhos de academia é uma necessidade grande que nosso corpo tem, pela variedade de movimentos, cargas e repetições par atingirmos os melhores resultados.

Os aparelhos podem ser regulados, existem para variados movimentos localizados, trabalhando grupos musculares e gerando resistência, flexibilidade e força para todo o corpo.

Mas e quando você pode criar a sua própria academia em casa? Sem dúvidas pode ser uma ótima opção quando não conseguimos um horário adequado para ir à academia ou quando o clima de academia não agrada.

Vamos falar de alguns aparelhos de academia que você pode ter em casa.

Vantagens de ter aparelhos de academia em casa

Flexibilidade de horários

Com uma academia em casa, você pode definir o horário que seu corpo atua melhor e que encaixa na sua rotina. Mas fica a dica: defina um horário e fixe nele. Fazer cada dia em uma hora diferente prejudica o período de recuperação que cada grupo muscular precisa.

Não disputar aparelhos

Uma das coisas mais chatas é ter de esperar em uma fila para usar um aparelho – e às vezes todos eles, dependendo do horário. Isso é prejudicial ao ritmo, especialmente ao calor gerado no exercício anterior e que ajuda na continuidade.

Desvantagens de ter aparelhos de academia em casa

Contratar um personal trainer

Não chega a ser uma desvantagem – um personal é um profissional que pode se dedicar ao seu desenvolvimento, sem interferências de ambiente. Mas é um custo e não é baixo, então você precisa pensar bastante a respeito para que não fique sem acompanhamento, o que pode ser prejudicial ao treinamento.

Exige mais disciplina

Ir todos os dias à academia exige muita disciplina? Mas fazer o treino em casa exige ainda mais. A comodidade de poder fazer a qualquer hora é uma armadilha que pode atrapalhar a continuidade.

Dicas para comprar aparelhos de academia para casa

  • Cada aparelho deve ter um espaço suficiente para ser acessado por ambos os lados e não se choque com os demais aparelhos.
  • Pesquise bastante por preços antes de comprar. Esta busca pode trazer boas economias.
  • A ventilação é fundamental e as academias têm esta preocupação. Coloque seus aparelhos em um local bastante arejado ou ventilado.
  • Compre aparelhos usados para ganhos realistas. Aqueles famosos da TV que prometem milagres? Fuja deles. Até porque os personal trainers não planejam aulas baseadas neles.
  • Crie um ambiente agradável para treinar – TV, som ambiente, janelas.

Bicicleta Ergométrica

Vamos começar pelo exercício aeróbico mais comum e simples de fazer em casa. A bicicleta ajuda na redução de peso, na capacidade cardiovascular, no fortalecimento e definição da musculatura dos membros inferiores e dos glúteos e na resistência física.

Existem os modelos verticais – trabalha mais as pernas e glúteos – e as horizontais – eficaz para emagrecer e para quem tem dores na coluna.

Aparelho de ginástica multifuncional

Este aparelho é bastante eficaz, pois você pode trabalhar várias partes do corpo. É o ideal para não ter vários aparelhos específicos, mas requer um grande espaço.

Esteira ergométrica

Se você tiver um bom espaço para a sua academia, a esteira ergométrica pode ser uma opção para revezar seus exercícios aeróbicos com a bicicleta e evitar a monotonia. Com a esteira você pode experimentar aclives, variações de velocidade e tudo sem precisar correr na rua.

Mesa reclinável

Aparelho versátil que permite fazer diversos exercícios. Os dois mais conhecidos são o supino reto com halteres e o supino inclinado com halteres.

Pequenos aparelhos

  • Barra fixa: você pode encaixar em portais para fazer exercícios de bíceps e costas. Mas cuidado: ele deve estar bem preso no batente.
  • Faixa elástica
  • Escada de agilidade
  • Sacos de areia
  • Faixa de suspensão

Com essas dicas, você pode montar uma ótima academia em casa e cuidar ainda mais da sua saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *