Veja dicas para evoluir seu negócio financeiramente

Veja dicas para evoluir seu negócio financeiramente

Abrir uma empresa gera muitas despesas e mantê-la é ainda mais difícil. Porém, todo empreendedor ao começar um negócio, visa o resultado final, os lucros!

No entanto, por causa da falta de atenção de alguns empreendedores, o negócio talvez não esteja dando tantos lucros assim. Já outros procuram meios para fazer sua empresa evoluir financeiramente.

Seja qual for a sua situação, confira agora algumas dicas que você poderá aplicar para ver seu empreendimento se desenvolvendo financeiramente.

Perceba os detalhes no plano de negócio

É importante você ter uma excelente proposta para pôr em prática, ou seja, é necessário um plano de negócio que, mais amplo, vai servir como um caminho que deverá ser seguido.

É necessário também ficar atento aos detalhes como, por exemplo, analisar o campo em que atua, tipo de consumidor, fornecedores, os concorrentes, táticas de marketing, situação financeira e outros.

Para ajudar o empreendedor nessa questão, o Sebrae deixa a disposição um manual online que orienta qualquer um a montar um plano de negócio.

Controle o fluxo de caixa

Você faz de tudo para que seu negócio cresça financeiramente e ainda assim não vê resultados. Talvez o problema esteja no fluxo de caixa! Afinal de contas, você tem conhecimento para onde seu dinheiro vai e de onde ele chega?

Ser organizado nesse aspecto vai garantir que sua empresa sobreviva. Para isso, é necessário fazer o registro de todos os gastos e ganhos, independente do valor. Utilize uma planilha para fazer esse controle.

Quando você faz o controle do fluxo de caixa, você pode ver problemas com respeito às cobranças, um fornecedor com alto custo e valores emprestados que foram feitos de forma desnecessárias, sem citar os juros.

Profissionalize a logística

Mesmo que sua empresa seja pequena e muito simples, ainda assim é necessário profissionalizar, para que o gerenciamento de ganhos e gastos sejam feitos de modo correto. Para este fim, você pode recorrer a um profissional em contabilidade consultiva.

Com seu entendimento e experiência, esse profissional poderá lhe dar algumas instruções para fazer as adaptações financeiras necessárias e recomendar os melhores procedimentos de administração tributária.

Além disso, é preciso utilizar um software de gestão para evitar situações que atrapalhem o crescimento financeiro da empresa. Esse modelo de sistema é muito melhor que as planilhas, uma vez que uni as informações e colabora para a rotina do negócio, quando atua de modo virtual.

Conheça de fato o seu cliente

Se você montou um plano de negócio, controla o que ganha e o que gasta, e agregou a sistema online ao seu empreendimento e mesmo assim, ainda não consegue se desenvolver financeiramente, talvez o problema seja você não conhecer de fato que é o seu cliente!

Você precisa conhecer o seu público alvo, ou seja, o tipo de consumidor de seu negócio. Tente descobrir quais são os seus costumes e hábitos de consumo, perceba o que eles gostam de comprar e quais são as suas reais necessidades.

Seja diferente e competitivo

Para que seu empreendimento evolua financeiramente é preciso que você entenda como chamar a atenção do seu consumidor. Para que isso aconteça é preciso que você ofereça algo diferente dos outros concorrentes, físicos e virtuais.

Essa diferença pode ocorrer na forma como atende o cliente, no pós-venda, nas promoções e na  forma como se relaciona com seu consumidor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *