Empresas inteligentes apoiam e aproveitam o poder das mulheres na economia e nos negócios. Aqui estão três coisas que as empresas precisam entender sobre a relação entre mulheres, dinheiro e negócios.
Enorme poder de compra
As mulheres controlam os orçamentos e as decisões de compra na maioria das famílias americanas, fazendo 70-80% de todas as decisões de compra dos consumidores nos Estados Unidos. Eles influenciam 61% das decisões de compra de tecnologia, incluindo decisões em nome de filhos, cônjuges e pais idosos. 90% das mulheres casadas controlam a riqueza e o orçamento da família ao longo de suas vidas. Quando se trata de finanças domésticas, as mulheres são as CFOs.
Mas muitas empresas comercializam e constroem produtos com homens como compradores e usuários padrão, e as mulheres são vistas como um mercado secundário que precisa de produtos e marketing especializados. Quando as empresas produzem versões com gênero dos produtos que já fabricam – relógios rosa, cabos de jumper, aparelhos de barbear ou equipamentos esportivos – elas revelam sua suposição de que as mulheres não comprarão o produto a menos que ele tenha sido alterado para ser “feminino”.
Na realidade, as mulheres compram com base em fatores importantes para todos os compradores: custo, qualidade, valor pelo preço e como um produto realmente funciona, independentemente de cor ou embalagem. O comprador médio é uma mulher, por isso as empresas inteligentes não podem se dar ao luxo de tratar as mulheres como um mercado secundário. O resultado é – ou deveria ser – empresas que fazem um esforço sincero para se conectar com consumidores do sexo feminino e que valorizam a experiência e as perspectivas de suas funcionárias.
O ROI do financiamento de mulheres fundadoras
As mulheres também desempenham um papel importante no empreendedorismo e na criação de novos negócios, mas não têm as mesmas oportunidades que os empreendedores do sexo masculino. Empreendedores do sexo feminino possuem 38% de todas as empresas nos EUA, portanto, parece uma suposição segura de que as empresas pertencentes a mulheres devem receber uma quantia equivalente de financiamento de capital de risco ou outras opções tradicionais de financiamento, como empréstimos bancários. Acontece que apenas 2% de todo o financiamento de capital de risco é destinado a startups lideradas por mulheres. E quando as mulheres são financiadas, elas recebem muito menos do que os homens: startups fundadas por homens recebem uma média de US $ 2,1 milhões, enquanto startups fundadas por mulheres recebem menos de US $ 1 milhão. Enquanto isso, quando se trata de empréstimos bancários, as mulheres empreendedoras têm mais probabilidade de serem negadas do que os homens, e os empréstimos que as empresas de mulheres recebem normalmente têm termos menos favoráveis, como juros mais altos, do que empréstimos oferecidos a empresas de propriedade de homens.
Apesar de receber menos da metade do capital inicial que os homens recebem, as mulheres transformam esses dólares em um grande retorno para os investidores, superando seus pares do sexo masculino. Para cada dólar investido, as empresas fundadas ou co-fundadas por mulheres produzem mais de duas vezes o retorno de empresas fundadas por homens. Como resultado, alguns VCs estão começando a mudar sua perspectiva. Os investidores inteligentes estão procurando especificamente empresas lideradas por mulheres para investir, sabendo que seus dólares irão além.
Se você quiser apoiar a paridade de gênero e ver altos retornos, mate dois coelhos com uma só cajadada: invista em mais mulheres empreendedoras e invista Mais nessas mulheres. Financiamento de empresas lideradas por mulheres compensa.
Vale a pena perguntar por que empresas criadas por mulheres ganham o dobro do dólar investido em empresas fundadas apenas por homens. As mulheres são inerentemente melhores empreendedoras que os homens? As mulheres trabalham mais que os homens? Estas fundadoras têm uma melhor compreensão do mercado?
Ainda não há dados suficientes para dizer exatamente qual é a causa, e provavelmente existem muitas razões pelas quais as mulheres são fundadoras de sucesso. Mas uma teoria tem a ver com diversidade.
Liderança mais forte através da diversidade
Liderança diversificada é importante para os resultados financeiros de qualquer empresa, e vários estudos mostraram uma relação entre mulheres em cargos de liderança e maior lucratividade nos negócios. Uma empresa que tem 30% de liderança feminina – nem mesmo paridade de gênero – é provavelmente 15% mais lucrativa do que uma empresa sem mulheres na sua equipe executiva ou diretoria. (Veja estudos pelo Instituto Peterson e MSCI). A McKinsey também descobriu que as empresas do primeiro trimestre da diversidade de gêneros tinham uma probabilidade 21% maior de apresentar uma lucratividade acima da média do que as empresas do trimestre mais baixo.
Por que isso funciona? Por um lado, os efeitos negativos da homogeneidade foram estudados por anos.
Quando as pessoas em uma equipe parecem as mesmas – e historicamente nos EUA, que freqüentemente parecem um grupo de homens brancos – as pessoas tendem a pensar da mesma forma. Isso significa pontos cegos ao abordar problemas, lacunas na solução de problemas e o potencial de ter “sim homens” que não questionam decisões ou abordagens, mesmo quando um pequeno questionamento levaria a melhores resultados.
Mas uma equipe diversificada abordará os mesmos problemas de diferentes ângulos. Leva apenas uma pessoa com uma perspectiva diferente para identificar uma área carente do mercado, como evidenciado pela resposta de grande sucesso à linha de maquiagem da Rihanna, a Fenty Beauty.
Quando a Fenty Beauty foi lançada em setembro de 2017, ela ultrapassou os impressionantes US $ 72 milhões em seu primeiro mês. Atingiu US $ 100 milhões em vendas em quarenta dias. Quão? Com quarenta tons de fundação, em comparação com os menos de vinte que a maioria das marcas carrega, a empresa criou fundações para combinar com todos os tons e tons de pele. Em particular, a Fenty Beauty respondeu à falta de opções de maquiagem de alta qualidade para pessoas com tons de pele profundos.
O sucesso da Fenty em vender para um mercado carente levou outras empresas de cosméticos a expandir suas próprias faixas de sombra, causando um impacto positivo e duradouro na indústria. O sucesso de Rihanna com a marca de beleza também abriu portas para ela criar sua própria linha de roupas na varejista de luxo LVMH, fazendo dela a primeira mulher de cor a liderar qualquer marca LVMH.
Outra empresa líder que leva a sério a diversidade é a Best Buy, que alcançou a paridade de gênero em sua diretoria e equipe executiva e tem 33% de pessoas de cor em seu conselho. A empresa também teve dez trimestres de crescimento consecutivo. É quase inédito que uma loja de varejo física prospere na era das compras on-line, mas a Best Buy está obtendo sucesso onde outras empresas falham. Talvez as empresas que encaram a diversidade de maneira incorreta devam olhar para a Best Buy e considerar o valor que uma equipe executiva qualificada e diversificada pode oferecer.
Esse tipo de liderança com diversidade de gêneros pode melhorar o pipeline de sua empresa, bem como sua lucratividade. Quando as mulheres trabalham para uma empresa com uma equipe de liderança equilibrada em termos de gênero, ou percebem que sua empresa está fazendo um bom progresso em direção à diversidade de gêneros, elas são mais propensas a manter sua ambição e o desejo de subir na escada corporativa dessa empresa. Quando há pouca ou nenhuma diversidade de gêneros na liderança, as mulheres podem sentir que não terão oportunidades de progresso e, em vez disso, deixarão a empresa para outras oportunidades. As empresas muitas vezes vêem isso como mulheres “optando por sair”, em vez de reconhecê-lo como um sintoma de uma cultura que criou um canal de fuga.
Está comprovado repetidas vezes que as mulheres geram resultados reais – como consumidores, como empreendedores e como líderes. Os grandes perdedores aqui são as empresas que não reconhecem o impacto que as perspectivas e as habilidades de liderança das mulheres podem causar na lucratividade e na retenção de clientes de uma empresa.