Descubra hoje algumas curiosidades interessantes a respeito do Google Ads!

O profissional Consultor Google Ads é responsável por auxiliar no gerenciamento das campanhas realizadas por empresas, sites, e-commerces e muito mais. Sua capacidade analítica e crítica deve ser aprimorada, assim como, diversos outros conhecimentos sobre matemática ou estatística, por exemplo. 

Além disso, é muito importante que os consultores sejam peritos a respeito do Google Ads, afinal, estes precisam realizar atividades que estão diretamente ligadas aos resultados lucrativos dos clientes. 

Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar algumas curiosidades sobre Google Ads, evidenciando como a ferramenta é complexa e possui particularidades interessantes. Assim, ao se capacitar, você pode ficar por dentro para se aprofundar ainda mais. Não deixe de conferir!

É possível escolher quando os anúncios são mostrados

A possibilidade de escolher quando os anúncios são mostrados é muito interessante, uma vez que isso evita o gasto com a campanha sem necessidade. Até porque é preciso atingir determinadas personas, que provavelmente apresentam índices de tráfego maiores em horas específicas do dia. 

Inclusive, a plataforma disponibiliza relatórios que evidenciam os horários do dia em que os anúncios possuem um desempenho mais significativo. Nesse sentido, também é possível não só investir mais ou menos, de acordo com o horário de pico, mas também realizar as mudanças necessárias, caso tais horários tenham se modificado. 

Os relatórios irão te auxiliar na economia

Os consultores que irão ou já trabalham com as campanhas de Redes de Pesquisa, podem se beneficiar do “relatório de termos”, que é diretamente responsável por evidenciar os índices de desempenho dos anúncios. Assim, você pode ficar por dentro de informações como: 

  • Termos que mais geraram CTR;
  • Termos que menos geraram CTR e tem alto índice de rejeição; 

Através de tais noções, é possível direcionar melhor os anúncios e evitar o gasto excessivo com termos que não estão dando retorno. 

Posição não necessariamente influencia em CTR

Uma curiosidade de alta relevância está relacionada com o posicionamento do anúncio, afinal, é comum que o consultor se preocupe caso a campanha não esteja no topo das páginas. No entanto, não é bem assim que funciona na prática, pois, o fato de você não estar no topo, não significa (necessariamente) que a CTR será influenciada. 

Segundo a plataforma UOL host, “apesar dos anúncios no topo serem mais acessados, os cliques obtidos nas posições inferiores não são o que chamamos de “cliques por impulso”. Assim, geralmente, eles são mais qualificados, resultando em mais conversões”. 

Deste modo, é de extrema importância realizar um bom planejamento de campanha, a fim de que as palavras-chave certas sejam anexadas e o bom índice de CTR seja garantido.

Demais curiosidades

É interessante também evidenciar demais curiosidades pontuais a respeito do Google Ads que podem te surpreender. As principais delas, são: 

  • No ano de lançamento do Google Ads, tinham-se aproximadamente 350 anunciantes e hoje é possível contar com muito mais de 1 milhão, dos mais diversos nichos; 
  • O vestido que Jennifer Lopez utilizou no Grammy em 2002 parou a internet e foi um dos primeiros picos de busca registrados, que quase fizeram o Google dar ‘bug’;
  • Quando os links patrocinados chegaram ao YouTube, diversos espectadores ficaram possessos, até se acostumarem com o que temos hoje; 
  • A BMW é uma das únicas anunciantes iniciais que nunca perdeu a relevância, no caso da Nokia, os resultados ao longo dos anos foram desastrosos; 
  • Segundo o site Casa de Imagem: “O Oscar de Jared Leto, a ascensão da cantora transexual Conchita Wurst, a morte de Robin Williams e os programas de TV, Game Of Thrones e The Walking Dead figuraram entre os termos mais buscados de 2014”;