Estudar sobre as vantagens e desvantagens de uma estratégia antes de iniciá-la é um dos pontos mais importantes para um negócio decolar.
Portanto, confira a seguir a parte positiva e a parte negativa em utilizar o Facebook Ads para a publicidade B2B!
Vantagens do Facebook Ads e Publicidade B2B
1. Aumento no alcance das publicações
Uma das principais vantagens em utilizar o Facebook Ads para a publicidade B2B, está no aumento do alcance das publicações que esta ferramenta proporciona.
Isso ocorre pois, mesmo que sejam muito utilizados, os conteúdos orgânicos não têm o mesmo poder de alcançar uma grande quantidade de usuários da mesma forma que a mídia paga.
Deste modo, se torna bem mais vantajoso para uma empresa investir em conteúdos de alta qualidade e pagar para impulsioná-los, pois só assim os resultados serão vistos.
2. Fácil mensuração dos resultados
Os relatórios fornecidos pelo Facebook Ads mostram uma visão simples e completa do desempenho ou resultado das campanhas, o que é ótimo para saber o que está dando certo e o que não na publicidade B2B.
Esta função se assemelha à um software de pedidos, onde é possível ter acesso a informações importantes, como quando o consumidor adiciona algum pedido ao carrinho, porém, desistiram da compra — o que dá a opção de saber quando investir em remarketing —, além de saber quando o usuário adiciona algo no carrinho e em seguida vê um anúncio da sua empresa no Facebook.
3. Público mais segmentado
É muito importante que um empreendedor saiba informações importantes sobre seu público-alvo para que possa aplicar estratégias corretamente. E uma das maiores vantagens do Facebook Ads está na quantidade de informações que a plataforma detém.
E isso ocorre pois, cada usuário da plataforma deixa rastros de dados sobre seus interesses através de curtidas, comentários, dentre outras interações e todos esses detalhes são transformados em critérios de segmentação, fazendo com que aumentem as conversões.
Desvantagens do Facebook Ads e Publicidade B2B
1. Os custos aumentam com o tempo
É muito comum que, ao longo do tempo, com o crescimento da plataforma e chegada de novas empresas, os custos aumentem.
Além disso, o Facebook está sempre investindo em melhorias, o que faz com que o empreendedor tenha acesso a opções de anúncios cada vez melhores. No entanto, esses investimentos encarecem os custos, o que pode ser uma desvantagem principalmente para empresas de pequeno porte, que não possuem um bom capital.
2. Risco de dependência
Utilizar apenas o Facebook Ads para fazer publicidade B2B pode acabar colocando em risco todas as outras ações estratégicas.
Depender exclusivamente das mídias pagas não é uma boa estratégia, pois quando isso acontece, a empresa passa a assumir gastos cada vez maiores para se manter à vista dos consumidores.
Mesmo que seja uma ótima opção, o tráfego pago não deve caminhar sozinho. Ele precisa vir acompanhado de boas técnicas de SEO, e-mail marketing e marketing de conteúdo, que são técnicas que também impulsionam a publicidade B2B.
3. O tráfego depende de constante investimento
Enquanto houver investimento em anúncios pagos, o tráfego de um site, loja, perfil ou blog continuará em alta. No entanto, sem investimento, a queda dos resultados é instantânea.
Isso significa que esses investimentos não devem ser interrompidos, o que pode ser algo difícil para algumas empresas, dependendo da situação financeira atual.