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Inadimplência zero. Como vender para os clientes certos

Inadimplência zero. Como vender para os clientes certos

Todo lojista que trabalha com crediário precisa ter atenção com os possíveis calotes que acontecem com frequência no comércio. Para evitar que isso aconteça com você é preciso tomar algumas medidas e uma delas é fazer a análise de crédito nos órgãos de proteção ao crédito.

Antes de dar crédito ou aumentar o limite é necessário que você siga alguns passos importantes como identificar o cliente por meios de documentos e comprovante de residência, solicitar a comprovação de renda e verificar se há alguma pendência nos SPC e Serasa.

Após toda essa verificação, você se sentirá mais seguro para dar o crédito para determinado cliente.

Identificação do cliente

O primeiro passo para que você venda para o cliente certo é identificá-lo. Fazer essa identificação é muito importante para o seu negócio. É fundamental ter bastante atenção com a documentação de identificação e com sua veracidade para impedir possíveis golpes no seu empreendimento.

Assim, sempre que alguém desejar comprar à prazo no seu estabelecimento, solicite pelo menos um documento com foto e também o CPF, uma vez que é através do CPF que a situação de crédito vai ser analisada.

Atualização dos dados residenciais

Para evitar também a inadimplência é necessário que você também solicite comprovante de residência, no entanto, essa comprovação precisa estar atualizada.

O cliente deve mostrar os dados de sua residência completo e atuais. O que pode servir como comprovante de residência? Qualquer fatura no nome do cliente, mais o número do telefone residencial e celular, todos atualizados.

Tenha em mente que tudo isso é necessário caso você precise encontrar o cliente se houver alguma pendência no pagamento.

Comprovação de renda

Esse é outro passo importante para que você venda para o cliente certo. Há diversos modos de comprovar a renda, podendo ser por meio de um contracheque ou até mesmo uma segunda via da declaração do IR.

Para que você determine o valor de limite de compra para um cliente é preciso saber o real valor que aquela pessoa ganha, por exemplo, caso ela tenha outras rendas, poderá também ser analisado e comprovado.

Outro detalhe importante que não pode ser ignorado é que você deve ter a certeza que aquele cliente tem realmente alguma ligação com a empresa apresentada no contracheque e saber também se aquela empresa ainda existe.

Verificação de dados creditícios

Um dos passos mais importantes para ter inadimplência zero e vender para o cliente certo é a verificação de dados creditícios. O que é isso? É quando você verifica a situação do cliente nos órgãos de proteção ao crédito para consultar dívidas CNPJ.

Essa consulta pode ser realizada de modo prático por meio de um software. Outro benefício desta ferramenta é poder fazer a consulta de outros dados creditícios. Com ele você pode ver informações relacionadas a valores médios de compras, além de dívidas existentes, atrasos e outras informações.

Todos esses dados vão proporcionar uma análise de crédito mais segura, além de ajudar a aumentar o número de vendas em seu estabelecimento.    

Libere a venda no crediário

Após todas essas análises, se ficar comprovado que o cliente é um bom consumidor e pagador, libere a venda no crediário. Mas depois dessas considerações, se o cliente estiver com alguma pendência na praça, o melhor a fazer é negar o crédito.

Você pode comunicar isso de forma educada ao cliente, deixando claro que você estar abertos para futuros negócios quando ele regularizar a sua situação.