Marketing de Conteúdo não é nada sem estratégia.
Você pode ter o conteúdo mais interessante e instigante por aí, mas não é nada se não for encontrado pelas pessoas certas. Não importa em que estágio da sua criação de conteúdo você está, esteja no pré-planejamento, desenvolvimento ou finalização e imaginando como apresentá-lo para o mundo, agora é a hora de começar a pensar sobre a melhor estratégia para otimizar e distribuir esse conteúdo para o seu público.
Eu realmente preciso de uma Estratégia de Conteúdo?
Sim! O objetivo do seu conteúdo é ser visto, lido, ouvido e, mais importante, compartilhado. Então, qual é o seu conteúdo se ele nunca for visto?
Inúmeras marcas que desenvolvem e seguem uma estratégia de marketing de conteúdo consideram seus esforços de marketing de conteúdo mais bem-sucedidos, acham o marketing de conteúdo em geral menos desafiador e conseguem justificar um orçamento maior de marketing de conteúdo que lhes permitiu investir em conteúdo de maior qualidade.
Como é uma Estratégia de Marketing de Conteúdo de sucesso?
Sua estratégia de marketing de conteúdo deve ser parte de qualquer criação de conteúdo que sua empresa faça.
Embora não haja “regras” definidas para a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo, é importante incluir esses componentes principais:
01 – Entenda seu público
Todo conteúdo que sua marca desenvolve deve ser criado com uma pessoa em mente. É mais provável que os consumidores façam uma compra com uma marca com a qual possam se identificar e que comece e termine com essa marca, mostrando um entendimento de seu público.
Compreender seu público-alvo inclui fatores básicos, como idade, sexo, nível de escolaridade e até mesmo renda, mas também é mais profundo do que isso. O que seu público quer? Quais problemas eles estão enfrentando? Como seu produto ou serviço pode resolver esses problemas?
Não apenas assuma. Pesquise seu público atual e veja quem já está envolvido com sua marca. Você pode até configurar pesquisas on-line simples para enviar ao seu público atual e criar perfis de público-alvo com base nos resultados.
Seu público-alvo não se enquadra em uma única categoria, mas a pesquisa pode ajudar você a desenvolver uma “persona do comprador” principal que se ajusta aos perfis de grande parte do seu público, bem como a várias pessoas secundárias.
02 – Pesquisa de palavras-chave
Agora que você entende seu público principal, coloque-se no lugar deles.
O que eles estão procurando quando precisam de seu produto ou serviço? Faça uma lista de palavras-chave básicas que cercam sua marca, bem como quaisquer variações (“pintores em Campinas” e “pinturas em Campinas”, por exemplo).
Você conhece bem o seu nicho, então escolha todos os termos possíveis usados para o que você precisa oferta. Depois de ter essas palavras-chave, integre-as ao seu conteúdo. Existem algumas razões pelas quais:
- Integrar palavras-chave em blogs e outros conteúdos é bom para SEO e gerar tráfego orgânico.
- Permite que o público descubra rapidamente se encontrou ou não o conteúdo de que precisa antes de prosseguir.
- Estabelece sua marca como uma autoridade em seu campo.
03 – Identifique o conteúdo efetivo
Em seguida, você precisa se perguntar em que tipo de conteúdo meu público-alvo responderá? O que eles estão procurando?
Se o seu público tiver mais probabilidade de ler uma postagem no blog, você perderá tempo criando um vídeo? Se quiserem guias de instruções, passarão horas examinando estudos de caso que só lhes dizem “por quê”? Provavelmente não.
A identificação do conteúdo mais eficaz começa com a identificação e a listagem para seu público, mas também incluirá algumas tentativas e erros ao experimentar diferentes tipos de conteúdo para ver o que funciona para você e sua estratégia de conteúdo.
- Publicações de blogs e artigos
- Infográficos
- Vídeos
- Ebooks e whitepapers
- Boletins informativos por e-mail
- Mensagens de mídia social
- Podcasts
- E-cursos e webinars
04 – Decidir sobre o posicionamento
Outro motivo para desenvolver uma compreensão do seu público é determinar onde eles estão procurando conteúdo on-line. Eles estão procurando no YouTube os vídeos mais recentes em seu nicho ou passam a maior parte do tempo livre navegando no Instagram para obter ótimas fotos?
Para conteúdo como blogs, artigos e páginas de destino que levam a conteúdo adicional, implementar uma estratégia de SEO é um bom começo. Também é importante manter páginas de negócios ativas para qualquer plataforma de mídia social relevante.
O marketing de influência pode ser outra maneira eficaz de expandir o alcance de seu conteúdo e criar reconhecimento de marca.
05 – Desenvolva a voz da sua marca
As marcas de maior sucesso desenvolvem uma “personalidade” com a qual o público pode se identificar e reconhecer. Isso é frequentemente negligenciado na estratégia de conteúdo, mas também é um dos aspectos mais importantes de uma marca.
Como em todas as etapas da sua estratégia de marketing de conteúdo, comece com as personas do comprador. Com que tipo de personalidade eles mais se identificam? Essa voz é amigável, formal ou boba? Que tipo de linguagem e termos eles entenderão? O que eles não querem ouvir?
06 – Mantenha-se consistente
A chave para saber se sua estratégia de conteúdo é eficaz é permanecer consistente. Se você fizer uma postagem por mês no Facebook, não será surpresa que sua página do Facebook não esteja crescendo muito rapidamente.
Desenvolva um cronograma de conteúdo e atenha-se a ele.
07 – Analise os resultados
Seja semanal, mensal ou trimestral, nunca deixe seu conteúdo sem acompanhar os resultados.
Isso pode incluir visualização de monitoramento e taxas de cliques, leitura de comentários e respostas de clientes ou até mesmo rastreamento de estatísticas de comércio eletrônico em relação aos seus releases de conteúdo. O acompanhamento de dados permitirá que você analise os resultados de seus esforços de marketing de conteúdo e saiba o que é eficaz e o que não é.
08 – Revisitar e revisar
Por que rastrear os dados se você não utilizar os resultados?
É uma boa ideia sentar-se com sua equipe de marketing de conteúdo pelo menos uma vez por ano, se não uma vez por trimestre, e revisar sua estratégia atual. Anote o que funcionou, o que não funcionou e o local que você gostaria de melhorar e ajuste de acordo.
09 – Tente coisas novas!
A pesquisa é ótima, mas nunca é demais tentar algo novo se o seu cronograma de marketing de conteúdo (e orçamento) permitir uma pequena experimentação.
Pule nas tendências de mídia social, experimente uma nova tecnologia ou entre em contato com seu público-alvo e pergunte o que ele gostaria de ver. Apenas verifique se você está sempre acompanhando os resultados para poder revisitar e adicionar algo novo como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida.
Agora que você desenvolveu e seguiu sua estratégia de marketing de conteúdo, é hora de passar por todo o processo novamente.
A estratégia de marketing de conteúdo é um processo interminável que precisa ser seguido, analisado e revisado regularmente se você quiser que sua estratégia seja eficaz na captura de leads para o seu negócio.
Envolva, aprimore e retrabalhe regularmente, e seus esforços de marketing de conteúdo mostrarão melhores resultados de forma consistente.