A otimização SEO é, sem dúvidas, uma das principais técnicas para o sucesso de um negócio virtual.
E se tratando de e-commerce de eletrônicos, que é um dos mais requisitados na internet, essas técnicas não podem ser deixadas de fora.
Portanto, confira a seguir como a otimização SEO pode influenciar nos lucros da sua loja online e como aplicá-la para obter bons resultados.
A otimização SEO atrai usuários qualificados
Quando o empreendedor investe em campanhas pagas, recebe como garantia a certeza de que o tráfego de sua página aumentará. No entanto, o aumento do tráfego não significa que irá aumentar também a taxa de conversão.
Isso ocorre, pois nem sempre os anúncios captam usuários que estão em busca dos produtos que você vende no seu e-commerce ou que se identificam com sua marca.
No entanto, quando você utiliza a otimização SEO, sua loja virtual irá atrair exatamente o público que busca pelo seu produto, seja ele o melhor robô aspirador 2022 ou algo mais simples, como um microondas.
Aumenta a autoridade do domínio
A autoridade do domínio é um fator extremamente importante para ter mais tráfego orgânico no seu e-commerce e tem a ver, basicamente, com a relevância que um site tem para o Google ou outros mecanismos de busca.
E para que isso aconteça, existem alguns critérios que precisam ser seguidos, como a qualidade do conteúdo das páginas, experiência dos usuários, backlinks, links internos etc.
Portanto, quanto melhor for a autoridade do site, maiores são as chances de que ele fique bem posicionado e esteja entre os primeiros resultados dos buscadores. Por isso, a otimização SEO é um fator importante para ter mais tráfego orgânico no seu e-commerce.
Aumenta as vendas e os lucros
Quando você utiliza a otimização SEO no seu negócio e tem como consequência um tráfego orgânico e qualificado, tem também como resultado o aumento nas vendas dos seus produtos, pois as pessoas conseguem encontrá-los com mais facilidade.
Ao aparecer nos primeiros resultados da página de pesquisa, seu e-commerce de eletrônicos irá demonstrar mais credibilidade e será sempre um dos primeiros a serem acessados.
Dessa forma, ao encontrarem aquilo que buscam em sua loja virtual, os usuários não irão procurar por outras lojas e finalizarão a compra no seu e-commerce.
Como utilizar a otimização SEO no seu e-commerce de eletrônicos
Faça uma boa seleção de palavras-chave
Uma das principais técnicas de otimização SEO para o seu e-commerce, é escolher as palavras-chave corretas para atrair tráfego qualificado. Isto significa que, os termos utilizados no conteúdo do seu site precisam ter a ver com o seu negócio e os produtos vendidos.
Essas palavras-chave devem estar presentes, tanto nas descrições dos produtos, quanto em textos de categorias e demais conteúdos do seu e-commerce.
Use boas URLs
Usar uma boa URL significa que ela deve ser relevante, atrativa e ter afinidade com a palavra-chave utilizada.
É essencial que ela seja descritiva e clara, pois uma boa URL tem o poder de contribuir no sentido semântico, ou seja, ela irá indicar do que se trata a página.
Além disso, ela também ajuda na relevância do seu e-commerce, pois permite um maior tráfego de referência nos motores de busca e na linkagem.
Ademais, URLs bem escritas auxiliam também na ancoragem de textos quando os links são compartilhados em outros locais, como as mídias sociais da loja. Uma ótima dica é inserir o hífen para separar palavras e deixá-la mais legível.